Categorias

Páginas

Espero que Delmiro esteja se sentindo orgulhoso; diz vice-prefeito durante homenagens aos 100 anos da Morte de Delmiro Gouveia

- Por: Marcos Maciel - - 10 de outubro de 2017 | - 16:56 - - Home » Destaque - - Sem Comentários

Hasteamento das bandeiras em homenagem aos 100 anos da morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (Foto: Marcos Maciel)

Dando continuidade à programação do Centenário de Morte de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, na manhã desta terça-feira (10) durante hasteamento das bandeiras, realizado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal da cidade, o vice-prefeito Gabriel Varjão (PSDC), disse durante seu pronunciamento esperar que Delmiro Gouveia possa estar orgulhoso e feliz diante do momento em que recebe as homenagens pelo centenário de sua morte.

“Eu espero que Delmiro esteja se sentido orgulhoso, espero que ele esteja nesse momento feliz como estamos por ter a oportunidade de homenagea-lo, o que muitos não tratam como homenagem, mas um homem que deixa um legado por um século. Um legado que talvez ele tenha passado aqui em Delmiro pouco mais de três anos nessa região, mas que fez uma estrutura que trouxe o futuro para nossa cidade, e isso permaneceu”, disse.

Segundo as palavras do vice-prefeito, Delmiro Gouveia não trouxe apenas o futuro, mas a esperança e a criatividade para o povo sertanejo daquela época.

“Delmiro trouxe para gente não só o futuro, ele não trouxe só esperança para o povo sertanejo que naquela época vivia o pouco que tinha. Ele trouxe para nós toda a criatividade, o senso de que podemos ser melhores, de que podemos construir sempre algo melhor, tirar leite de pedra, foi assim que ele fez. O momento exige também a mesma criatividade, exige a mesma audácia e a mesma ousadia que Delmiro teve, nós precisamos disso, o prefeito precisa disso, a cidade precisa disso”, ressaltou.

Para concluir seu discurso, Varjão disse que quando o prefeito escolheu cada secretário ele não escolheu para dizer o que cada um precisaria fazer, e sim para que cada um diga o que é preciso fazer para ajudar o governo a sair da situação em que se encontra, se referindo ao caos no serviço público prestado pelo município devido à crise financeira.

Nossa reportagem conversou também com o secretário de Governo Luciano Aguiar, que falou da importância em homenagear o pioneiro Delmiro Gouveia e ressaltou a desenvoltura dele em pleno sertão.

“Delmiro teve a gentileza na humanidade de nos trazer esse papel criador, essa desenvoltura dele em relação ao mundo enfincado no sertão, uma terra tão distante do desenvolvimento conseguiu fazer de pedra linha e alinhavar o futuro desse município. Mas nós temos uma coisa importante em relação a Delmiro, nós não enterramos Delmiro, Delmiro é uma expiração de toda uma sociedade do Alto Sertão, que veem fazendo um diferencial e que é o futuro do estado de Alagoas, porque Delmiro é uma região polo, é a terceira região na economia que hoje sofre o que sofre o país inteiro com a questão do neoliberalismo, com a questão do estado mínimo, mas Delmiro é uma expiração nós não enterramos Delmiro, Delmiro vive no coração de cada delmirense”, disse o secretário.

Após o hasteamento das bandeiras, que contou com a presença da Orquestra Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza e a Guarda Civil Municipal, o tímido público formado por pessoas que acompanham o governo seguiu até o cemitério velho onde visitaram o túmulo onde foi enterrado Delmiro Gouveia, após sua morte em 10 de outubro de 1917.

Finalizando as atividades matutinas desta terça-feira, em homenagem ao Centenário da Morte de Delmiro Gouveia, o público seguiu até o Museu Regional, localizado na rua Visconde de Mauá, antiga rua da Lagoa. Lá os visitantes puderam ver e relembrar como era um pouco a vida do pioneiro Delmiro Gouveia, através de fotos e artigos da época exposto a visitação do público diariamente.

Banda Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza

Visita ao túmulo de Delmiro Gouveia no cemitério velho – Foto: Anderson Cleyverson

Visita ao Museu Regional Delmiro Gouveia

Deixe seu comentário ou dúvida que responderemos o mais breve possível.

Para: Espero que Delmiro esteja se sentindo orgulhoso; diz vice-prefeito durante homenagens aos 100 anos da Morte de Delmiro Gouveia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: